O Butterfly Melon (Chaetodon trifasciatus) é um peixe-borboleta bastante difícil de criar em um aquário marinho. Embora tenha um comportamento relativamente pacífico e possa viver bem em ambientes comunitários, ele é famoso por se alimentar de corais, ou seja, não é uma espécie recomendada para aquários com recifes que precisam ser preservados.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Butterfly Melon. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Butterfly Melon
Nome: Butterfly Melon, Peixe-Borboleta Melão, Melon Butterflyfish, Lineated Butterflyfish, Pinstriped Butterflyfish, Purple Butterflyfish, Rainbow Butterflyfish, Redfin Butterfly Fish, Redfin Butterflyfish, Three Banded Coralfish, Three-banded Butterfly, Three-banded Coralfish;
Nome Científico: Chaetodon trifasciatus (Park, 1797);
Família: Chaetodontidae;
Origem da Espécie: Oceano Índico;
Comprimento: Até 12 cm;
Expectativa de Vida: Até 10 anos;
Nível de Dificuldade: Difícil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 22 – 26°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Butterfly Melon é um peixe nativo do Oceano Índico, podendo ser encontrado desde a África Oriental até a ilha de Java, em águas com profundidades que variam entre 2 e 20 metros.
A espécie vive a maior parte de sua vida sozinha ou em pares em áreas de recifes de corais. Os mais jovens são reservados e passam o tempo escondidos entre a proteção dos corais, enquanto os adultos defendem agressivamente seus territórios de peixes invasores.
Aparência
O Butterfly Melon é um peixe relativamente pequeno, de corpo plano e ovaliforme que não ultrapassa os 12 centímetros de comprimento. Ele possui uma cor base amarela com inúmeras manchas azuis que formam linhas horizontais. Essas linhas ficam mais densas em direção à nadadeira caudal e dorsal, deixando o peixe com um aspecto de cor lavanda a azul.
Além disso, eles possuem listras verticais pretas na cabeça e as barbatanas anal têm listras pretas e partes amareladas e laranja. O corpo também possui duas manchas pretas.
Alimentação
Coralívoro. O Butterfly Melon é um ávido comedor de pólipos de corais. Na verdade, eles são famosos por se alimentar de corais Pocillopora e precisam deles para se manter saudável. Por isso, esse peixe é inadequado para aquários com recifes que precisam ser preservados.
Lembre-se que estes peixes causarão danos consideráveis aos corais. Um verdadeiro especialista no assunto!
Temperamento / Comportamento
Na natureza, o Chaetodon trifasciatus vive quase sempre sozinho ou em pares, próximo de áreas de recifes. Em um aquário, eu recomendo que você mantenha esse peixe sozinho, a menos que um haja um par comprovado.
Além disso, o Melon gosta de ter muito espaço para nadar e requer aquários realmente grandes para prosperar. Portanto, se você não tiver espaço e corais suficientes para alimentá-lo, eu recomendo que você busque outras alternativas.
Compatibilidade
O Butterfly Melon irá ignorar a maioria dos outros peixes. No entanto, você deve tomar cuidado ao misturá-lo com espécies parecidas, pois provavelmente irão brigar.
Alguns bons companheiros de aquário para o Butterfly Melon incluem, por exemplo:
Lembre-se que estes peixes são famosos por se alimentar de corais. Portanto, caso você não queira ter seus corais SPS ou LPS destruídos, evite adicionar a espécie.
Dimorfismo Sexual
O macho e a fêmea do Butterfly Melon são muito parecidos. No entanto, as cores só ficam diferentes quando eles atingem a fase adulta. A parte espinhosa da nadadeira anal nas fêmeas é rosa, enquanto nos machos é vermelha.
Acasalamento / Reprodução
Ovíparo. Não há relatos de criação do Butterfly Melon em aquários. No entanto, sabe-se apenas que eles formam pares durante o processo de reprodução e que os ovos são confiados a correntes que levam as larvas para outras áreas do oceano.
Configuração do aquário
O aquário para o Butterfly Melon precisa ter no mínimo 300 litros.
Por ser um peixe que se alimenta basicamente de pólipos de corais, é muito importante fornecer esse tipo de alimento dentro do aquário, pois caso contrário, ele morrerá de fome em pouco tempo. Além disso, caso não esteja disposto a fornecer corais vivos como parte de sua alimentação, é bom mudar de espécie!
Eu recomendo que você crie um ambiente com muitas rochas vivas formando esconderijos e fendas. O Butterfly Melon é um peixe que adora ter espaço para nadar, mas também gosta de esconderijos para se sentir seguro.
Referências Bibliográficas
Myers, R.F., 1991. Micronesian reef fishes. Second Ed. Coral Graphics, Barrigada, Guam. 298 p. (Ref. 1602);
Bob Fenner. Butterflyfishes; Separating the Good Ones and Those You Don’t Want – Wet Web Media – (English);
Scott W. Michael. 2004. Angelfishes and Butterflyfishes (Reef Fishes Series Book 3) TFH Publications / Microcosm Ltd. – (English);