O Buttlerfly Rafflesi (Chaetodon rafflesi) é um peixe-borboleta bastante popular no mundo do aquarismo devido à sua coloração marcante e a compatibilidade com diferentes espécies de peixes.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Buttlerfly Rafflesi. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Butterfly Rafflesi
Nome: Butterfly Rafflesi, Borboleta Rafflesi, Rafflesi Butterfly, Latticed Butterflyfish;
Nome Científico: Chaetodon rafflesi (Bennett, 1830);
Família: Chaetodontidae;
Origem da Espécie: Indo-Pacífico;
Comprimento: Até 20 cm;
Expectativa de Vida: Entre 5 e 10 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 22 – 26°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Butterfly Rafflesi é um peixe tropical encontrado na região do Indo-Pacífico, mais especificamente na Austrália, Nova Guiné e Indonésia. Ele habita principalmente áreas de recifes de corais, onde costuma passar a maior parte do dia escondido. À noite, ele sai de seus esconderijos em busca de comida. Na natureza, a espécie se alimenta de peixes, crustáceos e é conhecida por limpar parasitas de outros peixes.
O Rafflesi foi relatado em profundidades que variam entre 3 e 60 metros, embora geralmente seja encontrado entre 15 e 25 metros. Na grande maioria das vezes, pode ser visto próximo da areia e dos corais.
Aparência
Embora seja mais um dos inúmeros peixes da família Chaetodontidae disponíveis para compra em lojas de aquarismo, o Chaetodon rafflesi se destaca dos outros peixes-borboleta graças às suas marcações distintas em sua nadadeira caudal e abdômen. Além disso, ele cresce duas vezes mais do que seus congêneres.
Estes peixes podem atingir até 40 centímetros de comprimento, possuem coloração amarelada, uma faixa preta nos olhos e uma mancha azul entre eles, além de uma outra faixa preta vertical na cauda.
Pode ser distinguido do Chaetodon lineolatus pelo padrão de cores e menos dentes, enquanto se assemelha ao Chaetodon lineatus, mas difere por ter mais vértebras; ambos possuem de 9 a 10 espinhos em sua primeira barbatana dorsal, contra 13 a 14 do Chaetodon rafflesi. A espécie também foi confundida com o Chaetodon virgata, que é muito maior e de cor mais clara.
Estes peixes também ficam com uma mancha escura na frente do corpo quando estão dormindo ou estressados.
Alimentação
Carnívoro. A dieta do Buttlerfly Rafflesi é basicamente composta de algas, invertebrados e peixes. Ele é frequentemente encontrado em grandes cardumes perto de recifes, onde se alimenta de corais mortos, bem como de larvas de corais, processo esse que ajuda a manter o ecossistema dos recifes saudáveis.
Quando ainda é um peixe jovem, o Rafflesi se alimenta de zooplâncton, como anfípodes e copépodes. Não é raro que ele mude ligeiramente sua dieta com base no que está disponível em seu habitat naquele momento.
Em um aquário, ele aceitará artêmias, camarão, vôngole e industrializados com krill e mysis.
Temperamento / Comportamento
Embora seja considerado um peixe pacífico e de hábitos noturnos, o Buttlerfly Rafflesi é um animal territorial. Portanto, você deve evitar ao máximo adicioná-lo em ambientes onde haja outros peixes com cores semelhantes. Caso você tenha um macho e uma fêmea, é possível que eles formem pares. No entanto, é bom ficar de olho, pois eles podem ter problemas de emparelhamento.
Compatibilidade
O Buttlerfly Rafflesi não é um peixe seguro para aquários com recifes de corais, pois irá beliscar a maioria deles. Então, pode ser necessário separá-los para evitar problemas!
Embora seja agressivo com outros peixes-borboleta que possuam formato e cores semelhantes, o Rafflesi ainda pode coexistir com espécies que não compartilham seus hábitos alimentares, como Tangs, Peixes-Anjo e Baiacus.
Você pode adicioná-los com peixes lentos que não mordiscam suas barbatanas e os deixam em paz. Alguns bons companheiros de aquário incluem gobies de tamanho semelhante. Evite mantê-los com peixes maiores, pois pode haver agressões!
Dimorfismo Sexual
É bastante difícil diferenciar o macho e a fêmea do Butterfly Rafflesi apenas por sua coloração. Esses peixes não atingem a maturidade até os seis meses de idade, então não há como saber se é um macho ou fêmea antes disso.
Quando atingem a maturidade sexual, as fêmeas do Butterfly Rafflesi se tornam visivelmente mais arredondadas e encorpadas do que os machos.
Acasalamento / Reprodução
Em cativeiro, o Rafflesi pode se reproduzir em qualquer mês do ano, embora a temperatura da água tenha que estar acima dos 26°C. Um casal pode desovar até 4 vezes em um ano, mas duas vezes é o mais comum.
Os ovos incubam entre 36 e 44 dias com uma temperatura superior a 26°C. Você deve evitar flutuações excessivas de temperatura, pois pode prejudicar o desenvolvimento dos filhotes.
As larvas foram observadas alimentando-se de rotíferos dentro de 24 horas após a eclosão; após cerca de 72 horas, elas também começam a se alimentar de seus sacos vitelinos.
Configuração do aquário
O aquário para o Butterfly Rafflesi precisa ter no mínimo 300 litros, embora um ambiente maior seja sempre melhor.
Eu recomendo que você adicione rochas vivas e crie muitas cavernas e fendas com elas. Por ser um peixe territorial, é importante que haja muitos esconderijos para o Rafflesi e os outros habitantes do aquário viverem em paz.
Como já mencionei, você deve evitar a inclusão de corais no aquário, pois o Rafflesi pode beliscá-los e danificá-los com extrema facilidade.
Por fim, eles podem tolerar níveis de iluminação mais baixos, mas mostrarão suas melhores cores sob luzes intensas. Então, capriche na luminária!
Referências Bibliográficas
Myers, R.F., 1991. Micronesian reef fishes. Second Ed. Coral Graphics, Barrigada, Guam. 298 p. (Ref. 1602);
Scott W. Michael. 2004. Angelfishes and Butterflyfishes (Reef Fishes Series Book 3) TFH Publications / Microcosm Ltd. – (English);
Bob Fenner. Butterflyfishes; Separating the Good Ones and Those You Don’t Want – Wet Web Media – (English);