Nesse artigo, confira quais são os melhores peixes e invertebrados comedores de algas disponíveis para adicionar no seu aquário marinho.
Ao planejar a montagem de um aquário marinho, é importante também considerar como você o manterá sempre limpo. Além de ter um sistema de filtragem eficiente, a adição de peixes e demais invertebrados comedores de algas, pode ajudar a manter as coisas funcionando corretamente.
Capazes de lidar com surtos de algas, bem como com a manutenção de rotina, as espécies a seguir são excelentes membros da equipe de limpeza para um aquário marinho. Continue lendo o artigo para conhecê-las!
23 melhores comedores de algas para aquário marinho
Cirurgião Tomini (Ctenochaetus tominiensis)
Tamanho do aquário recomendado: 264 litros;
O Cirurgião Tomini é uma das várias espécies de tangs conhecidos pela sua estrutura bucal e método de alimentação. Esse lindo peixe atinge um comprimento de até 16 centímetros, mas precisa de um aquário relativamente grande para nadar e crescer saudável.
Nativo dos recifes do Oceano Pacífico, o Tomini alimenta-se de algas, microfauna e detritos. Adicionando muitas rochas vivas ao aquário desse peixe, é bem provável que não tenha dificuldades para alimentá-lo.
No geral, o Cirurgião Tomini é seguro para aquários com recifes de corais e não morderá corais SPS, LPS ou invertebrados.
Ouriço-do-mar Azul (Mespilia globulus)
Tamanho do aquário recomendado: 100 litros;
O Ouriço-do-mar Azul é um animal extremamente bonito, que apresenta faixas largas aveludadas, geralmente azuladas, e fileiras de espinhos curtos de coloração avermelhada.
A espécie não é apenas muito bonita e fácil de cuidar, mas também desempenha um papel muito importante dentro do aquário, consumindo principalmente algas filamentosas. Além disso, esse ouriço é totalmente seguro para aquário com recifes de corais.
Algo bastante engraçado sobre esses invertebrados é que eles possuem o hábito de colocar itens do aquário na cabeça para servir de camuflagem. Então, qualquer coisa leve e engraçada que você puder adicionar e que seja segura para deixar dentro do aquário, poderá servir como um lindo chapéu para esse ouriço.
O Ouriço-do-mar Azul possui uma boca cheia de dentes que limpam superfícies de forma bastante eficiente.
Lebre-do-mar (Dolabella auricularia)
Tamanho do aquário recomendado: 280 litros;
A Lebre-do-mar é um invertebrado de movimento lento que é de longe um dos melhores comedores de algas para aquário marinho. Ela irá devorar rapidamente todas as algas, mas uma vez que tenha consumido tudo, é bom retirá-la para evitar que morra de fome.
A espécie é segura para aquários com recifes de corais, mas cresce bastante e pode atingir até 40 centímetros de comprimento. Então, é interessante ter um aquário relativamente grande para adicionar um exemplar.
Lemonpeel Angelfish (Centropyge flavissimus)
Tamanho do aquário recomendado: 208 litros;
O Lemonpeel Angelfish é um peixe de coloração amarelo brilhante com contornos azuis claros em seus olhos e barbatanas. Nativo do Oceano Pacífico Ocidental, a espécie pode atingir até 14 centímetros de comprimento.
Este peixe consome algas filamentosas e microalgas em rochas vivas. Além disso, ele também aceitará prontamente alimentos à base de spirulina e também enriquecidos com proteínas.
Tome cuidado ao considerar este peixe para um aquário com corais, pois ele pode mordiscar alguns pólipos de corais duros.
Camarão Palhaço (Stenopus hispidus)
Tamanho do aquário recomendado: 75 litros;
O Camarão Palhaço é um invertebrado muito interessante para se ter em um aquário marinho, pois ele possui lindas faixas vermelhas e brancas em seu corpo, destacando-o bastante do restante dos outros animais.
A espécie é considerada resistente e pode atingir até 7 centímetros de comprimento. Além disso, é considerada agressiva e deve ser mantida sozinha ou como um casal dentro do aquário.
Este incrível camarão se alimenta durante o período noturno, comendo desde algas, até detritos e parasitas de peixes. Ele é considerado seguro para recifes, mas pode atacar caramujos ou pequenos caranguejos eremitas.
Peixe-Papagaio Quoyi (Scarus quoyi)
Tamanho do aquário recomendado: 560 litros;
O Peixe-Papagaio Quoyi é uma espécie de crescimento lento que pode atingir até 25 centímetros de comprimento. Com cores incrivelmente chamativas, esse peixe herbívoro pasta sem parar todos os tipos de macro e micro algas marinhas encontradas no aquário.
Além disso, ele também irá se alimentar de algas coralinas e precisa de uma quantidade significativa de alimentos à base de spirulina em sua dieta. Sua alimentação constante requer um aquário com filtragem poderosa.
Estes peixes são uns dos poucos exemplares de peixe-papagaio seguros para aquários com recifes de corais. Além disso, ele também possui uma personalidade pacífica e não deve ser colocado junto de peixes agressivos.
Caracol Turbo Mexicano (Turbo flutuosa)
Tamanho do aquário recomendado: 30 litros;
O Caracol Turbo Mexicano é um herbívoro voraz e necrófago adequado para aquários de água mais fria. Sua concha espiral possui uma variedade de cores com manchas brancas e marrons escuras. Um opérculo, ou alçapão, fecha a entrada da concha para proteção.
Este caracol pacífico de até 7 centímetros de comprimento é um excelente limpador de vidros, areia e superfícies. Seu movimento noturno e lento é seguro para aquários com corais, embora ele possa derrubar alguns deles enquanto procura por comida.
O Caracol Turbo Mexicano se alimenta de vários tipos de algas em um aquário, incluindo algas filamentosas e diatomáceas.
Coral Beauty (Centropyge bispinosa)
Tamanho do aquário recomendado: 200 litros;
O Coral Beauty é um peixe pequeno que pode atingir até 10 centímetros de comprimento, e é considerado bastante resistente e ideal para iniciantes no hobby.
A espécie se alimenta de vários tipos diferentes de algas, desde algas capilares em rochas vivas, até diatomáceas e microfauna.
Apesar de ser um peixe pequeno, o Coral Beauty precisa de ambientes grandes para viver; caso contrário, poderá se tornar bastante territorial com seus companheiros. Além disso, eu não recomendo que você misture mais de um macho da espécie no mesmo aquário.
Embora esses peixes não costumem assediar invertebrados, ainda assim podem beliscar alguns pólipos de corais duros e moluscos se não forem bem alimentados.
Camarão Bailarino (Lysmata wurdemanni)
Tamanho do aquário recomendado: 40 litros;
O Camarão Bailarino é um invertebrado ativo e bastante brincalhão, que possui um corpo transparente único coberto de listras avermelhadas. Ele pode atingir até 4 centímetros de comprimento e viver por até 2 anos sob bons cuidados.
Um necrófago onívoro, esse camarão limpador comerá quase de tudo, incluindo restos de comida, detritos e, ocasionalmente, algas.
O Camarão Bailarino não é considerado completamente seguro para aquários com recifes, pois pode beliscar corais moles. Embora seja pacífico com outros peixes e sua própria espécie, eu não recomendo misturá-lo com outros camarões.
Ouriço-Lilás (Lytechinus variegatus)
Tamanho do aquário recomendado: 113 litros;
O Ouriço-Lilás é uma espécie de ouriço-do-mar bastante resistente. Os espécimes criados em cativeiro toleram melhor as condições variadas da água de um aquário do que seus irmãos selvagens.
Esses animais podem ter coloração lilás, azul ou verde, e possuem espinhos opacos que os tornam mais fáceis de manusear. Suas mandíbulas cheias de dentes e altamente móveis limpam as algas das diferentes superfícies do aquário.
Eu recomendo que você adicione ouriços e caracóis no aquário para criar uma equipe de limpeza eficiente. Os ouriços se alimentam das algas grandes enquanto os caracóis se encarregam dos pedaços menores.
Tang Yellow Eye (Ctenochaetus strigosus)
Tamanho do aquário recomendado: 280 litros;
O Tang Yellow Eye é famoso por suas belas cores e capacidade de comer algas em um aquário. Nativo dos recifes havaianos, seus dentes em forma de pente limpam detritos e algas diatomáceas de superfícies rochosas e arenosas.
A espécie é considerada fácil de cuidar e prospera em aquários com muitas rochas vivas formando esconderijos e áreas de pastagem. Além disso, é segura para aquários com recifes e costuma deixar os corais em paz.
Caranguejo Eremita (Calcinus laevimanus)
Tamanho do aquário recomendado: 30 litros;
Há uma enorme variedade de caranguejos eremita disponíveis no hobby de aquarismo e que são ideais para iniciantes. O Hawaiian Reef Hermit Crab é um excelente exemplar para se ter em um aquário, pois ele possui uma linda coloração, é resistente e não requer muitos cuidados. Além disso, ele irá adorar se alimentar de algas filamentosas e cianobactérias.
Caranguejo Eremita Escarlate (Paguristes cadenati)
Tamanho do aquário recomendado: 30 litros;
O Caranguejo Eremita Escarlate come de tudo – algas verdes, vermelhas e marrons.
Certifique-se de fornecer conchas maiores para que ele possa migrar à medida que vai crescendo. Caso contrário, alguns espécimes podem atacar outros caracóis e caranguejos por conta de suas conchas maiores.
Caranguejo Anão de Patas Azuis (Clibanarius tricolor)
Tamanho do aquário recomendado: 30 litros;
O Caranguejo Anão de Patas Azuis é mais uma das incríveis espécies de caranguejo eremita para se ter em um aquário. Considerado um excelente limpador, ele passará boa parte do tempo limpando o substrato do aquário e deixando-o livre das algas.
Caranguejo Anão de Patas Vermelhas (Clibanarius digueti)
Tamanho do aquário recomendado: 30 litros;
O Caranguejo Anão de Patas Vermelhas é considerado um dos menos agressivos de seu gênero, e passa boa parte do tempo se alimentando de algas vermelhas e filamentosas.
Blenny Lawnmower (Salarias fasciatus)
Tamanho do aquário recomendado: 115 litros;
O Blenny Lawnmower possui uma aparência única com seus olhos grandes, barbatana dorsal pontiaguda e sobrancelhas espessas. Esse peixe é considerado um dos principais comedores de algas para aquário marinho.
A espécie salta de um lugar para outro e fica pousada sob rochas enquanto examina todo o ambiente ao seu redor. Pacífico e ativo, este herbívoro come a maioria dos tipos de algas, exceto as capilares. Ele vai limpar o vidro, bem como o substrato e as rochas, mas vai precisar de uma suplementação com alimentos enriquecidos com spirulina e Nori.
Tome cuidado ao adicionar este peixe em um aquário com recifes de corais, pois ele pode beliscar pólipos, além de ouriços e moluscos.
Ouriço-do-mar Diadema (Diadema setosum)
Tamanho do aquário recomendado: 200 litros;
O Ouriço-do-mar Diadema é nativo dos recifes do Oceano Pacífico. Seu corpo atinge até 25 centímetros de comprimento, e possui manchas brancas e longos espinhos pretos.
A espécie é considerada segura para recifes, mas pode derrubar corais que não estão bem presos. Além disso, é uma boa escolha para aquários comunitários, já que seus espinhos venenosos fornecem proteção necessária.
O Ouriço-do-mar Diadema concentra seus esforços nas algas verdes e coralinas, limpando superfícies como o vidro e o substrato.
Goby Rainford (Koumansetta rainfordi)
Tamanho do aquário recomendado: 30 litros;
O Goby Rainford é considerado um peixe nano, ou seja, pode atingir até 7 centímetros de comprimento. Adequado para aquários pequenos, ele é nativo dos recifes do Oceano Pacífico e é considerado um nadador ativo e de natureza pacífica.
Os espécimes criados em cativeiro consomem algas capilares, assim como também rações em flocos e alimentos congelados. Eles irão vasculhar o substrato, procurando por copépodes e plâncton, mas não irão cavá-lo.
Foxface Rabbitfish (Siganus vulpinus)
Tamanho do aquário recomendado: 280 litros;
Existe uma variedade enorme de Rabbitfish (Peixes-coelho) disponíveis, mas o Foxface Rabbitfish é o mais comum. Este incrível peixe combina um corpo amarelo brilhante com um rosto listrado em preto e branco.
Encontrado nos recifes das ilhas do Pacífico, o Foxface Rabbitfish é um membro pacífico para aquários comunitários, podendo viver acompanhado de espécies agressivas sem maiores problemas. Esse peixe possui espinhos dorsais venenosos que o protegem do ataque de espécies maiores.
Sobre a alimentação, o Foxface Rabbitfish irá se alimentar de algas, macroalgas e zooplâncton. No entanto, caso não seja devidamente alimentado, poderá beliscar pólipos de corais moles, especialmente zoantídeos.
Turbo Trochus (Trochus sp.)
Tamanho do aquário recomendado: 38 litros;
Um outro caracol que você deve considerar adicionar no aquário é o Turbo Trochus. Esse carinha possui um apetite voraz em comparação com o tamanho do seu corpo, e irá limpar superfícies como, por exemplo, os vidros e as rochas vivas.
Nativo do Indo-Pacífico, o Trochus é atraente, resistente e pode viver por até 15 anos em um aquário bem cuidado. Além disso, ele é seguro para recifes de coral, embora possa derrubar corais que não estejam devidamente protegidos por conta de seu tamanho.
A espécie se alimenta de diatomáceas e cianobactérias.
Blenny Tailspot (Ecsenius stigmatura)
Tamanho do aquário recomendado: 110 litros;
O Blenny Tailspot traz um lindo toque de laranja e azul ao seu aquário marinho. Vindo do Oceano Índico e Pacífico, esse peixe de até 6 centímetros de comprimento é um dos melhores comedores de algas para aquário marinho.
De comportamento pacífico, o Blenny Tailspot se dá bem com seus companheiros de aquário. Além disso, com seu estilo descontraído, passará grande parte do tempo escondido, observando o mundo ao seu redor.
A espécie é onívora e se alimentará de algas filamentosas e biofilme. Eu recomendo que você adicione esse peixe em um aquário maduro e com crescimento abundante de algas, já que possui um apetite voraz
Caracol Astraea (Lithopoma tectum)
Tamanho do aquário recomendado: 30 litros;
Os pequenos caracois Astraea possuem um apetite voraz que mantém o substrato e as rochas vivas do aquário sempre limpas.
Esses incríveis caracóis atingem no máximo 3 centímetros de comprimento e podem viver tranquilamente em aquários com recifes de corais. Nativo das águas quentes do Caribe, eles comem algas capilares, assim como também diatomáceas e algas vermelhas.
No entanto, o caracol Astrae é sensível ao cobre e nitrato, bem como mudanças rápidas nos parâmetros da água. Portanto, tome cuidado!
Caranguejo Esmeralda (Mithrax sculptus)
Tamanho do aquário recomendado: 40 litros;
O Caranguejo Esmeralda é um dos melhores comedores de algas para aquário marinho que você pode comprar.
A espécie possui coloração esverdeada e é nativa das águas quentes do Caribe e do Golfo do México. De hábitos noturnos, esses caranguejos podem se alimentar até mesmo das famosas algas valonias.
No entanto, mesmo considerado seguro para aquários com recifes, o Caranguejo Esmeralda requerer uma alimentação balanceada. Caso contrário, poderá ir atrás de pólipos de corais, pequenos peixes ou até mesmo caracóis.